Música na Estrada apresenta Quinteto Villa-Lobos

Música na Estrada apresenta Quinteto Villa-Lobos

O Quinteto Villa-Lobos abre a programação de apresentações da 7ª edição do Música na Estrada em Porto Velho. O projeto traz atrações imperdíveis para o público de Porto Velho tanto em formação através das oficinas, como apresentação.

Quinteto Villa-lobos

Um alto grau de musicalidade marca a trajetória do Quinteto Villa-Lobos, que em 2012 comemorou seu cinqüentenário de atividades ininterruptas. Fundado em 1962, desde então esmera-se na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino.

Atualmente é formado por Rubem Schuenck, flauta; Luis Carlos Justi, oboé; Paulo Sergio Santos, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote.

Em sua discografia podemos destacar os CDs: Quinteto em Forma de Choros (Kuarup Discos), Fronteiras e Quinteto Villa-Lobos Convida (Rio Arte Digital),  Um Sopro Novo (Selo Radio MEC), A Obra de Câmara para Sopros de Heitor Villa-Lobos (ABMDigital), Quin tetos de Sopro Brasileiros 1926-1974(Selo Radio MEC), agraciado com o Prêmio BR-Rival em 2008, Villa-Lobos – um clássico popular (Kalamata), em 2009 , Ernesto Nazareth  (Kalamata)em 2011 e Rasgando Seda (Selo SESC-SP) neste ano, com obras de Guinga – indicado recentemente ao Grammy Latino.

Em 2001 e 2009 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo de Câmara nacional. Em 2006 foi premiado pela Funarte e realizou turnê com 12 concertos pelo Nordeste, além de ter encerrado a Copa da Cultura com concerto em Berlim, Alemanha.

Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas por cidades do estado, turnê de lançamento do CD Quintetos de Sopro Brasileiros com concertos em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de apresentações e oficinas no Chile, Paraguai, Peru e Equador a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Em 2009 foi Quinteto Residente do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizouturnê, também a convite do Itamaraty, por vários países africanos, além de uma série de concertos para olançamento do novo CD Villa-Lobos-um clássico popularpor diversas cidades brasileiras, e encerrou o Festival Villa-Lobos promovido pela Radio-France, França, com um concerto em Paris, na Salle Olivier Messiaen.

Em 2010 participou de concertos comemorativos em Israel, nas cidades de Tel-Aviv, Jerusalém e Kfar Saba, a convite da Embaixada Brasileira por ocasião da visita do Presidente Luis Inácio Lula da Silva aquele país.

Em 2011 realizou turnê de lançamento do CD Ernesto Nazareth por várias cidades brasileiras, além de ter participado da XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.

Em 2012, ano da comemoração do cinqüentenário do grupo, recebeu e participou de diversas homenagens, como a primeira audição da obra Concerto a Cinco, de João Guilherme Ripper, em concertos com a Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, do lançamento do DVD e Bluray Quinteto Villa-Lobos – 50 Anos ( Premio FAM-2011, Prefeitura do Rio de Janeiro), além de turnê de lançamento no Estado de SP doCD Rasgando Seda (Selo SESC-SP), com obras de Guinga,

Em 2013 participou do Festival de Música Clássica Brasileira em Portugal, se apresentando em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Mafra. Também foi convidado a participar de uma série de eventos musicais paralelos à Feira do Livro de Frankfurt, em setembro, além deintegrar a programação do Festival Cervantino no México, um dos maiores da América Latina, em outubro.

Em 2104 se apresentou com Guinga no importante Cartagena Music Festival na Colombia.

Programa

Franz Danzi
Quinteto em Sol menor Op. 56
Allegretto
Andante
Minueto e Trio
Allegro
Heitor Villa-Lobos 
Quatuor
Allegro no troppo
Lento
Allegro Molto Vivace
Edmundo Villani-Côrtes
Três impressões afro-brasileiras
Moderato
Lento, Dolente
Vivo

Heitor Villa-Lobos 
Choros N. 2

Bachianas Brasileiras N. 5 
Aria
Martelo

Ernesto Nazareth 
Odeon
Eponina
Fon fon

Guinga
Valsa de aniversário
Coco do coco

Pixinguinha 
Ainda me recordo

Festival Música na Estrada

O Festival Música na Estrada é considerado um dos mais expressivos projetos culturais no norte do país. Isto porque, desde 2011, promove acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento musical através do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país. Inteiramente gratuita, a 7˚ edição do festival ocorrerá no período de 24 de outubro de 2017 a março de 2018 nas cidades de Belém, Brasília, Santarém, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Macapá. A programação artística contemplará de forma evidenciada a música clássica, oferecendo também artes cênicas e música instrumental, em paralelo às tradicionais oficinas de música e dança.

Com realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da Kommitment Produções Artísticas, o Festival é apresentado pela CAIXA SEGURADORA, conta com o Patrocínio Máster do BNDES e o Patrocínio da Instituição de Ensino Superior ESTÁCIO. Em Porto Velho apoio institucional do Governo do Estado de Rondônia e Fundação Palácio das Artes.

Festival Música na Estrada. Música e outras artes conectando pessoas.

Fonte: http://musicanaestrada.art.br/programacao/#porto-velho

Data do evento Sexta-feira, 15/12/2017 (Atenção: Este evento já aconteceu!)
Horários 20h
Preço Gratuita
Local do evento Teatro Guaporé - Complexo Teatro Palácio das Artes
Endereço Rua Tabajara, 148 - Olaria

Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.