Arpilleras é lançado em Porto Velho

Arpilleras é lançado em Porto Velho

Em Arpilleras são utilizadas linhas e agulhas para registrar a luta de mulheres que buscam na arte uma forma de contar suas histórias.  Através de financiamento coletivo essa luta foi transformada em longa-metragem e será lançado no Sesc Rondônia.arpilleras

Sinopse Arpilleras

O filme Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil, que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chicle durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas.

A costura, que sempre foi vista como tarefa do lar, transformou-se numa ferramenta poderosa de resistência, de denúncia e empoderamento feminino. Por meio desse fio condutor, cada mulher bordou sua história, singular e coletiva, na respectiva região do mapa do Brasil. No final das filmagens, formou-se um mosaico multifacetado de relatos de dor e superação. Estes bordados, que segundo Violeta Parra “são canções que se pintam”, trazem ao público uma reflexão do que é ser mulher atingida. Se lá, no chile, é seguir procurando suas memórias espealhadas como grãos de areia no deserto, aqui é buscar no fundo dos rios suas vidas alagadas, organizar-se, lutar e resistir.
Apoio cultural: Sesc e Museu da Memória Rondoniense – MERO.

Data do evento Sexta-feira, 17/11/2017 (Atenção: Este evento já aconteceu!)
Horários 19h
Preço Gratuita
Local do evento Sesc Esplanada - Audicine
Endereço Presidente Dutra, 4175 - Olaria

Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.