Tradicional cortejo de artistas abre  10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua

Artistas se reuniram no Anfiteatro da E.F.M.M. – Foto: Leonardo Valério

Nesta segunda-feira, 24, começou oficialmente a programação da 10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua. O evento que este ano volta a ser realizado pelo grupo rondoniense O Imaginário tem patrocínio da Caixa e do Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Semdestur.

Amazônia Encena na Rua

Cortejo percorreu ruas do Centro até a Praça das 3 Caixas D´Água – Foto: Eliane Viana

Cortejo

A concentração de artistas  e população teve início por volta das 17h30 no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com muita música e brincadeiras o cortejo saiu às 18h30 com destino a Praça das Três Caixas D´água, local onde o evento será realizado até o dia 30.

Ana Oliveira do projeto “Roda na Praça” (AM) destaca a importância do projeto – Foto: Leonardo Valério

Ana Oliveira, faz parte do projeto Roda na Praça (AM) e destaca a importância do projeto no fortalecimento da cultura de teatro na rua, principalmente na região norte. “Poder estar aqui trocando com outros grupos do Brasil que dialogam essa linguagem da arte pública, do circo, do palhaço é enriquecedor, não tem como mensurar e principalmente essa proposta de ser Amazônia Encena na Rua, de aproximar os nortistas, é uma possibilidade riquíssima”.

Chicão Santos, diretor do O Imaginário agradece patrocinadores e convida todos a participaram – Foto: Eliane Viana

Abertura

Chicão Santos, diretor do grupo O Imaginário agradeceu aos artistas da cidade e convidados e as parcerias para realização do Festival. Lembrou que a história do Amazônia Encena na Rua teve início com o patrocínio da Caixa e hoje recebe novamente este incentivo e lamentou a falta de apoio que possibilitaria oferecer mais estrutura aos artistas e população. Em seu discurso, Chicão Santos destacou ainda o homenageado do Festival Encena na Rua.”Esse ano estamos fazendo uma homenagem ao mestre Amir Haddad que está fazendo 80 anos de arte pública no Brasil. Ele fez aniversário no Rio de Janeiro, vai fazer aqui em Porto Velho e depois no Acre. Então no dia 29 ele estará aqui e nós discutiremos arte pública na Amazônia. Nós vamos falar sobre arte pública no Brasil junto com todos os artistas que estão compondo essa Mostra. Vamos construir uma semana de muita festa, de muita alegria.”

Superintendente da Sejucel, Rodney Paes esteve presente na abertura – Foto: Eliane Viana

O superintendente da Sejucel – Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer relembrou alguns episódios da trajetória de Chicão Santos e parabenizou a iniciativa. Destacou ainda o esforço da Sejucel para criação de editais que contemplem todos os segmentos artísticos através de editais. “O que nós queremos é o que dinheiro público, democraticamente, chegue a vocês que produzem cultura”, observou o Superintendente.

Amazônia Encena na Rua

Roda na Praça na Praça é a primeira atração da noite – Foto: Eliane Viana

Após a abertura oficial teve início a apresentação do projeto Roda na Praça com artistas de Manaus (AM). Foi quase uma hora de números circenses e palhaçaria que envolveu crianças e adultos na primeira noite do Festival. Em seguida foi a vez da Cia Novo Ato (GO) apresentar o espetáculo “Obrigado”, que trouxe a cena uma crítica para reflexão do público sobre o  sistema político, principalmente o atual.

Amazônia Encena na Rua

Crianças e adultos envolvidos durante a apresentação – Foto: Eliane Viana

Programação

De terça (25) a sexta (28), estão sendo desenvolvidas oficinas formativas das 9h às 12. São quatro dias de imersão e aprendizado com os seguintes temas:
Comunicação, cena e comicidade – experimentos na arte do riso com Fábio Freitas (RJ); Interpretação e jogos teatrais com Marília Ribeiro e Luis Cláudio (GO); Da narrativa no teatro ao teatro narrativo com Ana Carneiro (MG).

Oficinas começaram nesta terça (25) e vai até sexta (28) – Foto: Zaine Diniz

Apresentações

25/07/2017 (Terça-feira) a partir das 19h30
Performance: Lavando roupa em público
Cia Novo Ato – GO

Perfomance/Contação de História: Onde a onça bebe água
Cia Ruante de Teatro – RO

Espetáculo: Julieta de Bela Flor
Grupo Evolução – RO

26/07/2017 (Quarta-feira) a partir das 19h30
Perfomance/Circo: Cabaré do Ruante
Cia Ruante de Teatro – RO

Espetáculo: O Salto
Cia Será O Benidito!?! – RJ

Performance/Contação de História: A LUA SOLITÁRIA
Cia In Bust – PA

Espetáculo: Teatrilho Vivarteiro
Cia Vivarte de Teatro – AC

 


Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.