Sons de Beira neste sábado no Sesc Esplanada

Sons de Beira é um espetáculo musical percussivo construído através dos resultados de pesquisas sonoras realizadas nas vivências em ambientes beradeiros, nos qual apresenta um conjunto de timbres e ritmos do cotidiano amazônico pela manipulação de objetos e instrumentos diversos, construindo paisagens sonoras que estimulam sensações peculiares a esse universo e promovem o resgate de memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres cotidianos, ofícios e brincadeiras.

sons de beira

Foto: Divulgação / Sesc RO

É eminente o agrego cultural, uma vez que todos os ritmos serão executados pelos experientes artistas Bira Lourenço, e Catatau Batera. Bira é percussionista, e atua como professor de percussão em projetos educacionais direcionados a alunos de escolas públicas, portadores de necessidade educacionais especiais; na formação professores e ressocialização de apenados e egressos do sistema penal; tem participações em vários registros fonográficos de compositores locais, assim como também desenvolveu vários trabalhos associados ao Teatro, em pesquisa sobre a dramaturgia sonora, na qual resultou no show “Conceito”. Dedica-se a pesquisar sonoridades peculiares de ambientes naturais e em vivências coletivas na região ribeirinha, além de estudos percussivos com água, instrumentos de barro e objetos desfuncionalizados.

Catatau é baterista, e tem a música como profissão, traz de suas origens nordestinas um arcabouço rítmico que explora profissionalmente há mais de vinte anos através da percussão e bateria. Participou de gravações de CDs em estúdio e ao vivo, com grupos de gêneros diversos, além de integrar bandas em Projetos como Mostras e Festivais de Música e de shows de compositores da região. Participou da pesquisa sonora do Projeto “Conceito”, uma iniciativa que resultou em um show homônimo realizado em 2012. A pesquisa de sonoridades em objetos e instrumentos alternativos em ambientes à beira de rios conduziu à participação no Projeto Sons de Beira.

O show faz parte das programações culturais Sesc Apresenta e projeto Sesc Amazônia das Artes, e tem notável contribuição no resgate cultural nortista, e é pelo intento de propagar ainda mais essa cultura, que ele irá circular em nove estados da “Amazônia Legal” e no Piauí através da Instituição.

 Serviço
Espetáculo musical “Sons de Beira”
Com Bira Lourenço e Catatau
Data: 29/04/2017
Horário: 20h
Entrada gratuita- retirada de ingressos a partir das 19h
Local: Sesc Esplanada – Teatro Um
Endereço: Presidente Dutra, 4175 – Olaria

 Fonte: Assessoria Sesc RO


Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.