Mostra Gastronômica na programação da Porto Agro

Teve início na última sexta-feira (19), a 1ª Mostra Gastronômica de Porto Velho. A programação faz parte das atividades da 2ª Feira de Tecnologia Rural e Sustentável – Portoagro e traz uma novidade aos rondonienses: a apresentação do Pirarucu Rondon – Porto Velho, prato oficial da capital.

Apresentação
Jornalistas e convidados puderam experimentar a iguaria em uma coletiva de imprensa que reuniu também os coordenadores da Mostra. Para Raniery Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE esta é uma forma de fortalecer a economia local através da comercialização do pescado, levando sabor reconhecido internacionalmente aos moradores da cidade e aos turistas que visitam o estado. “Sabemos que o pirarucu hoje está sendo bastante aceito a nível nacional e queremos trazer a nossa população os diferentes modelos, diferentes pratos que o pirarucu pode ser feito”.

Júlio Olivar, da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, destaca o valor cultural e histórico tendo em vista que houve uma pesquisa antropológica do consumo do peixe na região e a homenagem a Marechal Rondon, representante e desbravador do Estado. “O Pirarucu é mencionado na gastronomia do vale do Rio Madeira desde o século XVIII, passavam por aqui cientistas alemãs, dos Estados Unidos e mencionavam o pirarucu como um hábito culinário local, então tem esse lado histórico importante somado a figura de Rondon, a gente alimenta essa questão da nossa identidade e favorece a promoção do turismo de Porto Velho pelo viés da gastronomia”.

O presidente da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO), Adélio Barofaldi, chama a atenção para a importância de um prato que valorize a região e se destaque economicamente. “É importante levar essa gastronomia mostrando que nós temos um grande potencial e agrega valor e faz com que Porto Velho comece a se destacar no turismo pelas belezas naturais e pela gastronomia”.

Preparo e treinamento
O prato faz parte do cardápio de doze restaurantes que participam da Mostra e foi desenvolvido coletivamente por chefes da capital. Os ingredientes para o preparo do prato regional fazem parte do cotidiano de nossa cidade. A receita traz filé de pirarucu grelhado ao molho de tucupi, guarnecido com medalhões de mandioca frito ou grelhado, acompanhado de feijão de corda e jambu refogado com alho poró e azeite e para completar banana frita.

O cuidado no preparo foi acompanhado de perto pelo chef Manoel de Jesus, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac. Ele foi responsável pelo treinamento dos participantes da Mostra e informou que é possível preparar a receita em casa.

Restaurantes participantes
Se você ficou com água na boca só de ver as fotos poderá degustar o prato oficial de Porto Velho até o dia 28 de agosto nos seguintes restaurantes:

Bacarat Restaurante
Valor: R$ 56,90 (individual)
Horário de funcionamento: 19h às 23h (terça a sábado)
Fone: (69) 3301-7774
Endereço: Av. Pinheiro Machado, 600 – Caiari

Emporium Restaurante e Choperia
Valor do prato: R$ 70,00 (duas pessoas)
Horário de funcionamento: 18h à 1h (segunda a sábado)
Fone (69) 3221-2665
Endereço: Av. Presidente Dutra, 3366 – Caiari

Peixinn Restaurante
Horário de funcionamento: 11h às 15h
Fone (69) 3219-3821
Endereço: Av. Calama, 3560 – Embratel (esquina com Buenos Aires)

Recanto do Tambaqui
Horário de Funcionamento: 11h às 16h (sexta a domingo e feriados)
Fone (69) 99964-9946
Estrada de Santo Antônio, 510 – Vila Candelária

Remanso do Tucunaré
Horário de funcionamento: 11h às 15h; 18h30 às 23h (todo dia)
Fone (69) 3301-6217
Endereço: Av. Brasília, 1506 – Santa Bárbara (ao lado da Semtran – entre Jacy Paraná e Amazonas)

Tom Marrom Restaurante
Horário de funcionamento: 19h às 23h (terça a sábado)
Fone (69) 3223-5458
Endereço: Av. Guanabara, 3031

Restaurante Canguru I e II
Horário de funcionamento: 7h às 15h
Fone (69) 3302-0415
Endereço: Rua Dom Pedro, 671 – Centro Empresarial e ao lado do Centro Empresarial

Texas Grill
Horário de funcionamento: 11h às 00h
Fone (69) 3225-1041/3225-6298 (reserva)
Endereço: Av. Jorge Teixeira, 1495

Cada um poderá dar seu toque especial à receita e os preços variam. Os restaurantes participantes estão identificados com um totem da Mostra. Recomendamos que seja feita reserva prévia.

Portoagro
Além da 1ª Mostra Gastronômica, palestras, shows e workshops fazem parte da programação gratuita da Portoagro que será realizada no Parque dos Tanques de 24 a 28 de agosto. Todas as informações referentes a Feira podem ser acessadas no site http://www.portoagro.org.

Matéria atualizada em 22/08 às 21h


Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.