Dica de filme: O aluno ou Uma lição de vida

Para muitas pessoas ler é uma atividade corriqueira e que nem ao menos recebe a devida importância. Mas você já parou para imaginar quantas pessoas não tem essa oportunidade? Quando assistimos o filme “O aluno”, também conhecido no Brasil como “Uma lição de vida” percebemos o quanto a educação é essencial para o ser humano.

A produção lançada em 2014 é baseada na história de Kimani Maruge Ng´ang´(Oliver Litondo), que enfrentou incontáveis obstáculos para ser incluído em uma turma de alfabetização com alunos em idade escolar regular. A vontade surgiu a partir de um anúncio do presidente Mwai Kibaki, veiculado em TV, informando educação gratuita para todos.

No desenrolar da trama vamos conhecendo os traumas vividos por Maruge, que lutou contra as forças de colonização britânica na revolta de Mau Mau e foi submetido a vários tipos de tortura, além de ver sua família dizimada.

A oportunidade poderia ser considerada tarde para muitos, mas para o obstinado Maruge cada obstáculo o instigava a realizar cada vez mais seu desejo de estudar, incentivada por sua professora Jane Obinchu (em o apoio da professora Jane Obinchu (Naomie Harris). Uma biografia edificante e que nos mostra como nada é impossível para quem realmente busca realizar um sonho.

Kimani Maruge entrou para o Guiness Book como o aluno mais velho do mundo a frequentar curso primário, tendo ingressado com 84 anos de idade. Tornou-se símbolo ao participar de palestra na sede da ONU falando sobre a importância da educação para ascensão de uma nação.

Serviço
Filme: O aluno / Uma lição de vida (2014)
Direção: Justin Chadwick
Duração: 120min
Classificação: 14 anos
Disponibilidade: Netflix (O aluno), You Tube (Uma lição de vida) ou ainda em DVD


Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.