Dica de Filme: Amor e Revolução

O longa conta a história do casal Lena (Emma Watson) e Daniel (Daniel Brühl), separados em razão da militância de Daniel em favor da democracia, tendo por pano de fundo o golpe de estado militar em que ditador Augusto Pinochet derrubou o então presidente eleito Salvador Allende, no Chile, no começo dos anos 70.

Ao se tornar preso político, o rapaz é levado pela polícia secreta para um lugar chamado Colonia Dignidad, uma suposta missão de caridade dirigida por Pius (Michael Nyqvist), um pregador, só que na verdade a colonia é uma prisão.

O suspense do diretor alemão Florian Gallenberger se passa neste cenário de reviravolta da democracia e da imposição militar, que para garantir sua permanência no poder abusou durante anos dos direitos humanos na história do Chile, do começo dos antos 70 até o começo do século 20.

O filme é um thriller de suspense que usa um cenário real para desenvolver sua história. As atuações são muito boas com destaque para Emma Watson que consegue manter o clima de aflição pela desventura em que se viu presa. O forte Vilão interpretado por Michael Nyqvist (Mikael Blomkvis na trilogia Millenium) dá a tônica à parte mais assombrosa da trama.

Apesar do drama convencional de busca do amor e fuga da prisão, este cenário real que escancara os desmandos que aconteceram tão recentemente em nosso pais vizinho é que trazem mais força ao filme e mexem com o imaginário do espectador.

Além disso, é um filme que faz pensar na situação de instabilidade política que vivenciamos, em que muitas gerações mais jovens foram às ruas defendendo uma intervenção militar em razão de um momento econômico ruim, o que deixa o clima ainda mais intenso.

Sinopse do filme

Chile, 1973. Em meio ao golpe de estado que derrubou o presidente eleito Salvador Allende e possibilitou a ascensão do ditador Augusto Pinochet, as massas estão nas ruas protestando, entre eles um casal alemão, Lena (Emma Watson) e Daniel (Daniel Brühl). Quando o rapaz é levado pela polícia secreta de Pinochet, Lena procura por ele e descobre que seu amado está em um lugar chamado Colonia Dignidad, uma suposta missão de caridade dirigida por um pregador (Michael Nyqvist), só que na verdade é uma prisão de onde ninguém nunca escapou. A fim de encontrar Daniel, a moça decide se juntar ao culto religioso da Colonia.

Trailer do filme


Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.