Dica de Documentário: Cooked

Você já reparou como o assunto gastronomia tem rondado todos os canais de comunicação? Blogs, revistas, TV, canais de internet, reality shows, livros e filmes?

Isto não se dá por acaso. Sabemos que a gastronomia está intimamente ligada aos hábitos mais primitivos do homem, se inserindo no acervo do patrimônio cultural e sendo uma demonstração inconteste da identidade de cada povo.

Sim, a identidade gastronômica diz muito sobre um povo, pois foi ao redor de uma fogueira, ou de uma mesa, que o homem aprimorou a sua relação social e familiar, nutrindo não só o corpo com o pão, mas a mente com os pensamentos que vem nos conduzindo ao longo da história.

Foi da necessidade e da escassez de certos alimentos que nasceram a maioria dos grandes pratos da culinária humana e a produção alimentar de cada cultura, e retrata a forma de viver dessas “tribos”. Apenas se pergunte mentalmente, quantos festivais ou festas culturais que você conhece que estão ligadas à gastronomia? Nossa dica de hoje se apoia nessa ideia. 

Cooked, elaborado pela NETFLIX é um documentário de produção própria da plataforma virtual e é baseado no best-seller jornalista norte-americano Michael Pollan. A série tem quatro episódios e cada um deles se liga a um dos elementos da natureza: fogo, água, ar e terra, fazendo uma viagem que explora a história da transformação dos alimentos, em paralelo com a evolução da humanidade.

É uma ótima pedida para compreender a humanidade do ponto de vista de sua necessidade mais básica: a alimentação. Vale muito a pena conferir.

Você já assistiu? Conta para gente o que achou.

Confira o trailer do documentário:


Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.