Dedicação aos livros no Leitura no Sítio

Antes das 8h da manhã a fila de carros já era grande no portão de entrada do “Leitura no Sítio”. Uma iniciativa que atrai e forma leitores há doze anos em Porto Velho. A estrutura convida o leitor a se entregar por completo ao prazer da leitura, lonas espalhadas embaixo de árvores, deixam os frequentadores a vontade.

 

As amigas Gloria Valladares e Nair Gurgel – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

A bibliotecária Glória Valladares é idealizadora do projeto e conta que a atividade surgiu a partir de um convite da TV Rondônia para realização de uma pauta em alusão ao Dia do Livro. Como a data seria em um sábado e não havia escola ou biblioteca funcionando ela resolveu abrir as portas de sua casa, estender uma lona, disponibilizar alguns livros, preparar um lanche e chamar as crianças da vizinhança para participar da “Festa do Livro”. “O resultado foi tão bom que se transformou no “Leitura no Sítio” e isso já vai fazer doze anos.

Quem ainda não sabe ler é auxiliado pelos pais ou voluntários – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

O encontro é realizado sempre no último sábado de cada mês, menos no período chuvoso (abril a novembro), e as atividades são direcionadas tanto para quem já domina a leitura e a escrita, quanto para quem ainda não sabe ler. A programação para os leitores inclui produção, reconstrução e criação de texto, sendo possível trabalhar poesia, crônica e outras formas de literatura com esse público.  Já os que ainda não leem ouvem a história contada por voluntários e depois desenham, fazendo uma releitura do que ouviram.

Glória Valladares convida os pequenos para participar de atividade de leitura – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Gloria Valladares mantem o olhar atento ao que está acontecendo ao redor. Comanda atividades, ajuda a preparar o lanche e coordena a equipe de voluntários. Informa que muitos frequentadores que aprenderam a ler no “Leitura no Sítio” hoje já frequentam ou terminaram faculdade e continuam ajudando no projeto.

Glória Valladares convida os pequenos para participar de atividade de leitura – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

A servidora pública Mônica Castro levou o filho e o sobrinho para conhecer o projeto e aprova a iniciativa por ser uma opção diferente da biblioteca convencional. “É uma alternativa de diversão em um espaço muito bacana, onde as crianças podem explorar o espaço,  trocam experiências com outras crianças e brincam ao mesmo tempo”.

Crianças participam de dinâmica – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Voluntários

Para a realização do evento, uma equipe de voluntários ajuda na organização do espaço, além de auxiliar na realização de atividades, contação de histórias e leitura. A professora de Língua Portuguesa Maria Antônia está no projeto desde o início e não esconde o orgulho de fazer parte da equipe.

A professora de Língua Portuguesa Maria Antônia ajuda desde o início -Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Formada em letras ela conta que inspirada por este trabalho desenvolve um projeto nos mesmos moldes na escola em que leciona e destaca a importância do “Leitura no Sítio” em sua vida. “É uma atividade muito interessante, e gratificante ao mesmo tempo. A professora conta que trabalhar com as crianças do bairro ajuda na formação, além da descoberta de novos títulos que podem ser trabalhos em sala de aula. “Temos  contato com tudo que há de mais atual e mais interessante na literatura e acabamos estendendo isso um pouquinho pras escolas”. Maria ressalta que é um incentivo para o seu trabalho .”Eu, enquanto professora da rede pública, já tenho uma espécie de extensão do Leitura no Sítio na minha escola. Então é assim, a nossa participação aqui  é uma satisfação imensa porque estamos contribuindo para o processo de leitura ao mesmo tempo que é uma formação.”

Voluntários ajudam a contar histórias –  Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Maria conta ainda que o gosto pela leitura foi despertado após conhecer Glória Valladares, quando ela ainda trabalhava na Biblioteca Francisco Meirelles e de lá pra cá o gosto pelos livros só aumentou e diz que nunca é tarde para se dedicar e aprender cada vez mais. “Quando você descobre que a leitura é fundamental na nossa vida, você também vai se debruçar nesses livros e procurar aquilo que há de melhor porque só enriquece a nossa vida pessoal e profissional”.

Turma co curso de Letras – Português da Unir ajuda na contação de histórias – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Nesta edição algumas alunas que cursam Letras – Português na Unir foram convidadas pela professora Nair Gurgel do Amaral a participarem do evento. Isabelle Kaiola está no 5º período e pela segunda vez é voluntária no projeto, disse que a experiência enriquece o aprendizado dela como acadêmica,”Como nós seremos futuros professores temos que saber lidar com as crianças e descobrir livros que são de interesse nosso e das crianças”.

Voluntários posam com Glória Valladares – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Das 8h às 11h00 da manhã todos esquecem a tecnologia e mergulham no mundo encantado das histórias. No encerramento da atividade é distribuído lanche. Há também o empréstimo de livros para quem deseja uma leitura mais aprofundada de algumas obras. O compromisso de devolução é selado, através de fichas catalográficas.

Crianças levam livros emprestados no final do evento – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

O acervo da biblioteca é cuidadosamente escolhido pela bibliotecária, que sempre participa de eventos literários em busca das novidades do mundo editorial.

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Quando é hora de ir embora, muitos ainda desejam ficar e saímos do “Leitura no Sítio” encantados com a experiência. Não é só um projeto para difusão da leitura, mas sim, de compartilhamento de experiências e saberes.

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho

Voluntários ajudam a contar histórias – Foto: Eliane Viana | Agenda Porto Velho


Compartilhe


Comentários

Agenda por categoria

Veja a agenda de eventos de uma categoria específica.